A carregar
A carregar

Comunicado

Por: LSC   |   22-08-2018  |  Clube   |  
  |  
  |     |  

Em face ao comunicado emitido pela administração da Leixões SAD, impõe-se prestar os seguintes esclarecimentos:

1
O Leixões Sport Club repudia a afirmação de que os atos de violência verificadas no último jogo do Leixões Sport Club no Estádio do Mar tenham sido desencadeados pela ação de pessoas ligadas a sua direção, pessoas essas que alegadamente terão reunido durante a semana anterior incentivando tal contestação. Face a tão graves afirmações, a direção do Leixões Sport Club informa que irá apresentar a devida queixa crime contra os membros da administração da Leixões SAD.

2
O Leixões Sport Club sempre pugnou pela existência de boas relações institucionais com a Leixões SAD. Prova disso, são as inúmeras tentativas de reuniões com a Leixões SAD para, em conjunto, adotarem e seguirem o mesmo caminho.
São verdadeiramente lamentáveis as insinuações efetuadas acerca do Presidente do Leixões Sport Club, Duarte Anastácio. Efetivamente, não se consegue compreender a citada “ambição pessoal do presidente do clube”, mormente pelo facto de argumento algum ser aduzido nesse sentido no proferido comunicado.
É rotundamente falso que alguma vez o presidente do clube tenha, em proveito próprio, encetado tentativas para a aquisição da maioria do capital social da SAD.
Estas supra referidas considerações alusivas ao presidente do clube são, por si só, objetiva e subjetivamente injuriosas e difamatórias e carecerão de ser analisadas pelas entidades competentes.

3
Relativamente às considerações vertidas no comunicado da Leixões SAD sobre a situação financeira inicial da Leixões SAD, não pretende o Leixões Sport Club tecer qualquer tipo de comentário, até porque, mau grado as inúmeras insistências, nunca a Leixões SAD lhe apresentou quaisquer contas. Não podemos deixar de alertar para a resposta dada em comentário ao próprio comunicado pelo anterior administrador da SAD, Paulo Antunes. Impõe-se, porém, ressalvar que é totalmente falso que, no dia 2 de Novembro de 2016, de forma pessoal, o presidente Paulo Lopo tenha pago a verba de 4 mil euros ao clube para fazer face a algumas despesas, nomeadamente o pagamento da luz à EDP para que fosse possível a realização do jogo com o Viseu. Efetivamente, o pagamento de 4mil Euros feito pela Leixões SAD, estranhamente por um cheque de Maria Lopo, destinou-se ao pagamento parcial da divida existente da Leixões SAD por força do protocolo celebrado.

4
É rotundamente falso que a administração da SAD tenha entregue o valor de 5 mil euros para a realização de jantar de candidatura. Alias, a direção do Leixões Sport Club desconhece de todo a realização do aludido jantar. Pressupõe o Leixões Sport Club que o referido valor de 5 mil Euros se reporta a um pagamento pela Leixões SAD efetuado no final do ano de 2016 e referente ao pagamento do protocolo existente que, mais uma vez , se encontrava em atraso.

5
É verdade que, em Outubro de 2017, foi assinado com a Leixões SAD um acordo com a divida da conta corrente, divida essa -e apenas essa- no montante de 43.894,82€ .

6
É falso que a ex-funcionária Ana Gomes tivesse sido inscrita para ter direito ao subsidio de desemprego. A referida Ana Gomes foi contratada pelo Leixões Sport Club para colmatar o despedimento por justa causa da funcionária Fátima Soares (confirmado por sentença transitada em julgado do Tribunal de Trabalho da Comarca do Porto), tendo exercido funções desde Setembro de 2016, até Fevereiro de 2018. O valor de 13mil Euros referido no comunicado da Leixões SAD foi pago por conta da divida existente, devido novamente ao atraso da Leixões SAD no pagamento do protocolo.

7
É verdade que a Leixões SAD efetuou pagamentos à segurança social relativos ao clube. Contudo, estes pagamentos não foram efetuados de forma voluntária e graciosa, mas foram sim, efetuados por força da dívida de conta corrente da Leixões SAD ao Leixões Sport Club.
Aliás, impõe-se a “confissão” que o não pagamento atempado da segurança social foi por diversas vezes a forma encontrado para obrigar a SAD a proceder aos pagamentos dos valores em atraso no protocolo.

8
É falso que alguma vez a Leixões SAD tenha pago a verba de 15 mil Euros para fazer face a cheques do clube, alegadamente sem cobertura, que tinham sido pagos à Luanvi. Efetivamente foi pago um montante de 15 mil Euros pela SAD ao clube, valor esse que se destinou a pagar prestações do PER ( 18.480€) e devido pelo atraso da Leixões Sad no pagamento do protocolo.

9
No dia 20 de julho a Leixões SAD mais uma vez encontrava-se em atraso no pagamento do protocolo em vigor. Por força desse atraso, foi acordado , face a indisponibilidade da Leixões SAD em liquidar o montante global da dívida, que a mesma Leixões SAD liquidaria ( por conta da divida existente, reitera-se ) os vencimentos dos empregados do clube. A titulo de curiosidade o montante dos vencimentos em questão em atraso, que ronda os 3 mil Euros, foi pago pela Leixões SAD aos mesmos em três prestações. Não podemos deixar passar em vão pela sua gravidade a afirmação da Leixões SAD “não nos podemos sentir confortáveis por ver os mesmo com dificuldades pessoais devido a irresponsabilidade e má gestão do clube”, pelo que a mesma terá necessária de ser reportada às entidades competentes.

10
Relativamente à pagina do Facebook e ao Site do Leixões, importa referir sem mais delongas (porque o assunto também não as merece) que é rotundamente falso o afirmado no comunicado da Leixões SAD.
   
11
É falso que a modalidade socio-prestigio tenha sido criado pela Leixões SAD. Efetivamente a mesma foi criada em A.G. a 3 de Setembro de 2012.

12
É verdade que foi elaborado um acordo de partilha de direitos relativa aos sub-18 e sub-19, contudo este acordo nunca foi respeitado e cumprido pela Leixões SAD .

13
É perfeitamente falso que o Leixões Sport Club tenha recebido um cheque destinado à Leixões SAD. Recebeu sim, um cheque de uma seguradora, pelo correio endereçado ao Leixões Sport Club. Após a informação verbal da Leixões SAD referindo que o atleta em questão pertencia aos seus quadros, este valor foi creditado à Leixões SAD na conta corrente.

14
Todos os pagamentos de quotas, camarotes, lugares cativos e demais são efetuados na secretaria do club. Não se percebe assim a afirmação de que “foi indevidamente depositado na conta do clube” um cheque entregue na secretaria do mesmo, não se entendendo ainda a identificação do associado em questão, identificação que reputamos de, no mínimo, de mau gosto.

15
É verdade que o Leixões Sport Club nunca liquidou a percentagem que esta detém na quotização dos sócios. Contudo, tal omissão ficou-se a dever ao facto do referido protocolo estabelecer obrigações para a leixões SAD, mormente o pagamento ao Leixões Sport Club de 5% dos direitos de patrocínios, publicidades e outros e 5% da bilhética , obrigações que nunca foram por esta cumpridas.

16
Aceitamos como verdadeira a existência de uma penhora da AT sobre os pagamentos que tenham a ser feitos ao clube. Como procedimento normal, foram efetuadas penhoras pela AT a várias entidades, relativas a dividas contraídas por anteriores direções, dividas essas reconhecidas no PER.

17
É efetivamente preocupante e gritante o desconhecimento manifestado pela Leixões SAD no seu comunicado. Na verdade, afirmar como a Leixões SAD afirma, que a existência desta notificação de penhora demonstra que não tem sido pago o PER, é no mínimo demonstrativo de má fé ou de manifesta ignorância.

18
É no mínimo estranho a informação veiculada pela Leixões SAD que o PER do Leixões Sport Club caiu no passado mês de Julho. Na verdade, a direção do Leixões Sport Club nunca foi notificada de tal decisão, o que, a ser verdade teria necessariamente de ter acontecido. Aliás, é do conhecimento desta direção que o único plano especial que tenha caído foi o PERES da Leixões SAD.
É rotundamente falso que o valor da divida do PER tenha duplicado, sendo extremamente grave que um assunto tão delicado seja comentado levianamente pela Leixões SAD.

19
É verdade que o Leixões Sport Club deixou de beneficiar da isenção de pagamento do IMI do Estádio do Mar, o que originou que o mesmo não tenha vindo a ser pago. Importa realçar porém, que a perda da isenção do IMI se deveu única e exclusivamente a direções anteriores. Na realidade, foi durante o mandato da administração encabeçada pelo Sr. Carlos Oliveira que o Leixões Sport Club perdeu o estatuto de Utilidade Publica, e, por consequência, a isenção do IMI.

20
Ao contrario do que é firmado pela Leixões SAD a assinatura do plano de intenções com os antigos sócios da PlayFair teve como objetivo, não “um golpe de estado “ , mas sim a instauração de uma politica transparência na administração da Leixões SAD , o que não acontece até à data.

21
Quanto à nomeação de Duarte Anastácio como administrador na Leixões SAD, importa referir que a mesma foi solicitada diversas vezes durante o ano de 2017 e formalizada por carta registada, pela primeira vez em Janeiro de 2018. Após insistência, por parte do Leixões Sport Club , foi recebida resposta , pedindo a referida nomeação e respetivos documentos. Todos estes documentos foram entregues na Leixões SAD e devidamente rececionados. Continuamos a aguardar ansiosamente a Assembleia da SAD para a devida nomeação do administrador do clube na SAD.

22
É no mínimo ridícula a afirmação da Leixões SAD da necessidade de uma auditoria às contas do clube. Na verdade, aquelas são transparentes, facilmente demonstráveis, com o devido suporte documental e legalmente apresentadas na Assembleia Geral do Clube. Já o mesmo não se pode dizer acerca das contas da Leixões SAD, cuja informação tem vindo a ser negada, de forma constante e reiterada, ao sócio Leixões Sport Club. Aliás, é no mínimo aberrante, que seja a Leixões SAD a falar numa auditoria tantas vezes solicitada pelo Leixões Sport Club. Desconhecemos em absoluto a existência de varias acusações entre elementos da Direção sobre alegados desvios de verbas. De imediato, iremos promover a instauração do competente processo crime, no qual a Leixões SAD será obrigada a provar as suas alegações.

23
Agradecemos a sentida preocupação manifestada pela Leixões SAD na gestão do nosso clube. Atrevemo-nos a sugerir a comparência dos membros da administração da Leixões SAD na próxima AG do Leixões Sport Club, onde terão a oportunidade de partilhar com os restantes associados as suas sempre bem vindas  sugestões e preocupações, tudo em prol da melhoria do nosso clube.

24
Estranhamos que não seja do conhecimento da Leixões SAD que o Leixões Sport Club, devido à não certificação da não existência de dividas fiscais, não possa aderir ao programa da CMM para as obras de infraestruturas no Estádio do Mar ou a outros apoios públicos.

25
É verdade que o Leixões Sport Club não pode receber a verba da CMM referente ao associativismo, em virtude da existência de divida à AT, não sendo verdade, porém, a existência de dívida à segurança social.

26
Relativamente à procuração de plenos poderes para a renegociação de direitos de superfície referentes à bomba da Repsol, é falso que esta tenha sido passada a um interveniente que nada tenha a ver com o clube. O elemento em questão é socio do clube e a sua nomeação foi aprovada por unanimidade e registada em ata, na ultima AG realizada em Outubro de 2017. Foi esse, o mesmo sócio que renegociou o direito de superfície com a CMM, tendo merecido um voto de louvor em AG.

27 
Não precisando que nos lembrem das nossas promessas eleitorais informamos que a Associação Aventura com Carisma é gerida pelo Leixões Sport Club, mantendo-se  a gestão da modalidade de Voleibol, em virtude das dividas fiscais do Leixões Sport Club.

28
Relativamente à divida ao ex-funcionário, a qual transitou da anterior direção, está a ser paga e termina já no próximo dia 8 de Setembro de 2018.

29
No que diz respeito ao cancelamento do protocolo com a Associação MV03, com todo o espirito democrático que caracteriza esta direção, não nos revemos nesta chantagem e tentativa de amordaçar a crítica e as opiniões divergentes do universo leixonense.

30
Esta direção vive exclusivamente para o Leixões Sport Club. Assumimos a nossa impreparação quando realizamos, não uma engenharia financeira visando o lucro fácil, mas sim uma gestão modesta e transparente ajustada aos nossos parcos recursos. Somos orgulhosamente pessoas simples, honestas e que publicamente damos a cara pelo nosso clube ÚNICO.
Não nos revemos, nem nunca nos iremos rever em posturas que visam única e exclusivamente o lucro sem olhar a meios para o alcançar. Para nós, o Leixões não é, nem nunca será, uma empresa ou um mero trampolim para a fama, mas sim o nosso grande amor.  Por ele tudo faremos...
A nós, direção do Leixões Sport Club, nunca nos verão a apresentar propostas ridículas e humilhantes, como aquela que nos foi apresentada pela Leixões SAD , para diminuir o já exíguo valor mensal fixado no protocolo, para um valor mensal de 5 mil Euros.
Nunca nos verão a criar perfis falsos no facebook, com único intuito fomentar a discórdia entre a família leixonense.
Nunca verão da nossa parte qualquer recusa em exibir e apresentar as nossas contas, bem como os respetivos documentos de suporte.
Não verão ainda da parte de qualquer membro desta direção, a ignóbil tentativa de esconder qualquer informação a qualquer associado acerca do Leixões Sport Club.

Todos os pontos são compostos de provas documentadas e apresentadas em Assembleia Geral do Leixões Sport Club

É por tudo isto que o Leixões Sport Club somos todos nós.

Saudações Leixonenses