A carregar
A carregar

Deixem-nos sonhar!

Por: LSC   |   18-12-2018  |  Futebol   |  
  |  
  |     |  

Grande vitória leixonense, nas grandes penalidades, após um embate a 2 com o Tondela.

Como diz o ditado popular «Não há duas sem três», e aconteceu novamente. O primo-divisionário, Tondela, caiu no estádio do Mar, nos oitavos de final, da Taça de Portugal, assim como já tinha sucedido nas duas últimas edições da prova rainha do futebol português. 

Entrada a todo o gás, da turma do Mar, com Erivaldo a ser rasteirado dentro da área. Grande penalidade, sem qualquer margem para dúvidas. Na conversão, Roniel foi feliz pois Cláudio Ramos, quase conseguia evitar o golo. O Tondela não se deixou ir abaixo, e em 5 minutos virou o resultado, fruto de dois bons golos. Primeiro, Delgado a aparecer sozinho na área, após um grande passe a rasgar a defesa leixonense. No frente-a-frente com Luís Ribeiro, não desperdiçou. Depois foi Tomané, com um gesto técnico irrepreensível, fez um grande golo de pontapé de bicicleta.

Na melhor fase da sua equipa de Pepa, o Tondela conseguiu rapidamente inverter o rumo dos acontecimentos, face também à grande eficácia demonstrada pelos seus jogadores. O jogo foi sempre muito dividido, com as duas equipas a quererem chegar ao golo. Acabou melhor o Leixões, o primeiro tempo, com duas boas oportunidades desperdiçadas.

Na segunda metade, o Tondela limitou-se a gerir a vantagem, com o Leixões a tentar a espaços chegar com perigo à baliza de Cláudio Ramos. Aos 62 minutos, nota para o regresso de Pedro Henrique à competição, quase três meses depois (não jogava desde a partida em Leça da Palmeira, para a Taça de Portugal, a 29 de Setembro). Filipe Gouveia arriscou tudo, tirou um defesa e lançou Evandro e teve frutos. Cruzamento da direita de Lawrence, com Pedro Henrique, no coração da área, a cabecear forte, sem hipótese para o guarda-redes tondelense. Que grande festa no estádio do Mar! Diga-se, foi dos jogos com melhor ambiente nesta época, também em parte, graças ao grande festival dados pela claque leixonense, foram mais de 120 minutos a empurrar a equipa para a vitória.

Após o golo, o Leixões resguardou-se um bocado e tentou levar a partida para o prolongamento, o que acabaria por acontecer. Fruto das novas regras, foi efetuada a 4.ª substituição, com Ceitil a render o «estourado» Amine. Apareceu então Cláudio Ramos e Luís Ribeiro, os dois guarda-redes negaram golos certos, adiando a decisão para a lotaria das grandes penalidades.

Na marca dos onze metros, já se viu várias vezes ao longo da época, que o Leixões tem excelentes executantes, mas como sempre é uma sorte, mas desta feita a mesma sorriu ao Leixões. Apenas uma grande penalidade falhada, contra duas da equipa tondelense. O Leixões está nos quartos-de-final da Taça de Portugal, pela segunda vez, em três anos, numa prova que já ganhou por uma vez em 1961, e tentará chegar o mais longe possível. Deixem-nos sonhar!

No próximo Domingo, recebemos o Cova da Piedade, pelas 15 horas, no estádio do Mar, em partida da 13.ª jornada da Ledman LigaPro,


Foto: JN