A carregar
A carregar

Estamos na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal

Por: LSC   |   29-09-2018  |  Futebol   |  
  |  
  |     |  

Dérbi escaldante, com o Leixões a vencer sem dificuldade a turma do Leça por 3 a 0, com as notas de maior destaque a ser a perda de pelo menos 3 jogadores para próxima partida. Duas expulsões, primeiro Luís Silva por acumulação (nenhuma das faltas é merecedora sequer de cartão, muito mal o árbitro da partida a querer ser o maior protagonista) e depois Bernardo, por vermelho direto, talvez por palavras ao árbitro, a juntar à lesão, que aparenta ser grave, de Pedro Henrique, e também ao fato de Erivaldo ter acabado o jogo em bastante inferioridade física, deixam a turma do Mar com algumas dores de cabeça para a recepção à União Oliveirense.

Num relvado muito mole, propício a lesões, o Leixões entrou forte a querer resolver cedo a partida. Ao segundo minuto, Pedro Henrique roubou a bola ao defesa leceiro e na cara do guarda-redes não desperdiçou, inaugurando o marcador para gáudio dos mais de dois milhares de leixonenses que preenchiam as bancadas do estádio do Leça.

O Leixões ia gerindo a partida a seu belo prazer, sem carregar no acelerador, mas quando o fazia notava-se grande fragilidade da turma leceira. À passagem da meia hora de jogo, primeira nota negativa, Pedro Henrique, sempre muito combativo, tenta ganhar uma bola a meio campo e acaba por se lesionar, saindo do terreno de jogo de maca. Esperemos que não se afigure o pior, pois o artilheiro leixonense tem sido fundamental nos últimos triunfos leixonenses. 

Na segunda parte, mais Leça a tentar chegar com algum perigo junto da baliza de Luís Ribeiro (estreia oficial com a camisola leixonense), com o guarda-redes rubro-branco a efectuar algumas boas intervenções. O Leixões parecia adormecido no jogo, notando-se algumas vezes, algum receio por parte dos jogadores em se lesionar. Aos 60 minutos, perigo para a baliza leixonense, com a bola a embater no poste da baliza de Luís Ribeiro. Pouco tempo depois, nota negativa para a claque leixonense, pois com o arremeço de várias tochas, pararam a partida em mais de cinco minutos. 

Estava o jogo no minuto 85, quando Kukula sentenciou a partida. Pontapé livre com cruzamento para a área, e após algumas tentativas falhadas ao longo da partida que podiam ter dado golo, neste tipo de lance, desta feita Kukula não desperdiçou, elevando-se mais alto que todos e desferindo um golpe de cabeça sem hipótese para o guarda-redes contrário. Pouco tempo depois, Luís Silva e Bernardo acabariam por ser expulsos, mas ainda deu tempo para Erivaldo fazer o terceiro com um brilhante chapéu, mas com o angolano a sair tocado do lance.

Vitória para a melhor equipa, apesar de ter sido o jogo menos conseguido do Leixões na corrente época, sem a garra e atitude que caracteriza esta equipa, contudo o mais importante foi alcançado. Nota para a dignidade da equipa leceira, que nunca baixou os braços ao longo de toda a partida. Estamos assim na terceira ronda da Taça de Portugal, onde já irão estar presentes as equipas da Liga NOS.

No próximo domingo, voltamos ao Mar, quase um mês depois, em jogo a contar para a Ledman LigaPro contra a União Oliveirense.